O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos. Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.
O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.
Jamais ignore a situação de uma pessoa com comportamentos e pensamentos suicidas. Não tente dizer que tudo vai ficar bem, diminuindo a dor da pessoa, sem agir para que isso aconteça.
A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso. Peça ajuda para:
🎗️ Família;
🎗️ Amigos e colegas;
🎗️ Unidades de saúde: CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Unidades de Saúde da Família, clínicas, consultórios psicológicos, urgências psiquiátricas;
🎗️ Profissionais de saúde: médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde;
🎗️ Centros de apoio emocional: CVV (Centro de Valorização da Vida), ligue para o 188;
🎗️ Grupos de apoio.
Se você ou alguém que você conhece possui pensamentos suicidas, peça ajuda.
Você não está sozinho!
Siga o consulado nas redes sociais:
Twitter: @Meninas_SRN
Instagram : @Meninas_SRN
💛💛
Você não está sozinhx 💛
🎗💛
💛
💛