Olá Nação Rubro-Negra,
É de comum conhecimento a importância de um consulado dentro de um clube; e no MSRN não seria diferente. Inúmeras responsabilidades, arrecadações, ações, dificuldades... Mas todas unidas por um objetivo: ganhar voz e ser devidamente respeitada, não somente nos estádios mas em qualquer outro local, para que diminuía a hegemonia dentro da sociedade.
O Consulado é composto de mulheres que além de amarem e viverem de futebol, relatam diariamente o seu dia a dia, contando experiências e situações vivenciadas, sejam elas positivas ou não, fazendo com que todas as integrantes possuam liberdade e sintam-se à vontade para expor seus ideais, além de ouvir e respeitar as demais, mesmo que sejam opiniões divergentes.
Essa interação de assuntos que não são só especificamente sobre o Flamengo despertaram nas administradoras o desejo de criar debates, e assim foi feito. O primeiro debate foi realizado e teve grande aceitação do grupo, assim como os demais, são de assuntos variados, polêmicos e de suma importância, além de serem frequentes no cotidiano de cada uma.
Os debates são comandados pelas administradoras ou por alguma convidada, são feitos de forma dinâmica, possuem intuito de argumentar, questionar, e principalmente conhecer e aprender com o próximo.
Já foram realizados diversos debates no grupo, entre eles estão intolerância religiosa, machismo, ansiedade e depressão, feminismo e racismo. A integrante Kamilla relata após o fim de um debate que foi com certeza marcante: “Esse consulado em si tem uma forte importância para mim… Obrigada a todas vocês que fazem isso da certo! De verdade.”
Todos esses temas trazem a tona situações difíceis de lidar e que matam milhares de pessoas por dia, por isso a importância e seriedade dentro dos debates, onde evitamos argumentos generalistas e sem fundamentos, procurando sempre evoluir.
Halline, foi uma convidada para realizar o nosso mais recente debate, sobre Racismo, ela que já vivenciou diversas situações lastimáveis, sofreu e enfrentou pessoalmente o preconceito de muitas pessoas, relatou ao grupo: “Queria que vocês entendessem que é muito mais que um cabelo, muito mais que um corpo. O Racismo mata, machuca, traumatiza.” No debate comandado por ela, foi utilizado pautas sobre a solidão da mulher negra, aceitação, sexualização do negro, expressões racistas e entre outros.
Todos os debates foram essenciais para as integrantes do consulado, que levaram a sério as discussões e ampliaram os seus conhecimentos bem como suas convicções.
Acompanhe o consulado nas redes sociais:
Twitter: @Meninas_SRN
Instagram: @Meninas_SRN
❤❤
A cada coluna que sai eu sinto mais orgulho de vocês. Eu fico muito feliz em saber que eu não fui a única a aprender muito com esse consulado, é lindo ver a evolução de vocês em relação a tantos assuntos assim como ao futebol e ao Flamengo. Parabéns!
debates extremamtente necessários, Parabéns pelo post Isadora! Que orgulho de fazer parte desse consulado!!!
debates extremamtente necessários, Parabéns pelo post Isadora! Que orgulho de fazer parte desse consulado!!!
Extremamente necessário ter esses assuntos, deveria ser um comum conhecimento de todos cada tópico referente a cada assunto abordado. Orgulhosa demais do nosso consulado ❤️