Rotulada de sexo frágil, a mulher conquistou um espaço especial na sociedade. Elas simplesmente invadiram os campos de futebol, as quadras, piscinas e todo complexo esportivo, onde antes, os homens eram maioria.
Nesta segunda-feira (04/01/2021), a entidade máxima do futebol anunciou que Edina Alves Batista, árbitra brasileira de 40 anos, irá liderar um dos trios de arbitragem responsável por apitar as partidas da principal competição de clubes do mundo.
Árbitra da Federação Paulista de Futebol (FPF), Edina integra o quadro da Fifa desde 2016 e é presença constante nas partidas do Campeonato Brasileiro masculino. Ela também teve grande destaque quando apitou a semifinal da última Copa do Mundo feminina na França, em 2019, entre Inglaterra e Estados Unidos.
Ainda em 2019, Edina chegou a dizer que seu grande sonho era “apitar um jogo masculino internacional”, algo que está prestes a se tornar realidade. A competição ocorrerá no Catar e a equipe de arbitragem viaja uma semana antes do início do Mundial de Clubes, que acontecerá entre os dias 1 e 11 de fevereiro de 2021.
O torneio tradicionalmente acontece no mês de dezembro, mas teve que ser adiado em virtude da pandemia do novo coronavírus. Assim, ela terá a oportunidade de se tornar a primeira mulher a arbitrar uma partida no Mundial de Clubes e a primeira brasileira a apitar um jogo masculino profissional de uma competição da Fifa.
Acompanhe o consulado nas redes sociais:
Twitter: @Meninas_SRN
Inatagram: @Meninas_SRN
Comentarios