top of page
Foto do escritorKatielly Leão

Campeão o seu destino, é ganhar em Terra e Mar


Olá, Nação Rubro-Negra, Preparamos mais um assunto pro coluna delas, e hoje, vamos falar sobre A História do Remo.



O remo rubro negro nasceu em 1895, quando seis jovens remadores (Nestor de Barros, Jose Agostinho Pereira da Cunha, Augusto Silveira, Mario Espínola, Jose Felix da Cunha Meneses e Felisberto Laport), tiveram a ideia de criar um grupo de remo para disputar com clubes de outros bairros regatas e ter atenção das mocinhas cariocas da época. Os jovens se reuniam no tradicional Café Lamas, no Largo do Machado. Resolveram comprar um barco, o escolhido foi um já velho, o primeiro patrimônio conhecido como "Pherusa" onde fizeram reformas para poder utilizá-lo.



Em outubro de 1895, os jovens estavam fazendo uma travessia partindo da praia do Caju, em Ramos, em direção à praia do Flamengo. O forte vento virou a embarcação e os náufragos tiveram que se segurar no que restou da Pherusa. Bahia (um dos jovens), grande nadador resolveu nadar pela baía de Guanabara em busca de ajuda. A chuva parou e surgiu um barco para ajudar os remadores e no que sobrou da Pherusa. Tempo depois da reforma, a "Pherusa" foi roubada, desapareceu e mesmo assim não desapareceu o ânimo de fundar o grupo de regatas. Os jovens decidiram comprar outro barco. George Lenzinger, José Agostinho, José Félix e Felisberto Laport entraram na história, juntaram o dinheiro necessário e compraram o Etoile, logo batizado de "Scyra"


Os seis jovens remadores se juntaram a outros amigos, e no dia 17 de novembro de 1895 fundaram o Grupo de Regatas do Flamengo, que logo depois acabou se transformando em Clube de Regatas do Flamengo.


Primeira diretoria: Domingos Marques de Azevedo, presidente; Francisco Lucci Colás, vice-presidente; Nestor de Barros, secretário; Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro.


A primeira grande conquista do remo rubro-negro foi em 1898, quando saiu vitorioso da “I Regata do Campeonato Náutico do Brasil”.

Segundo Alberto Mendonça, em seu livro "História dos Esportes Náuticos no Brasil", no final de 1908, o Clube de Regatas do Flamengo já havia conquistado 43 medalhas de ouro, 126 de prata e 141 medalhas de bronze.


A modalidade fez com que a equipe ficasse conhecida antes mesmo de fundar um departamento de futebol, em 1911; e revelou grandes atletas como Everardo Paes de Lima, Arnaldo Voigt, Alfredo Correia ("Boca Larga"),Ângelo Gammaro ("Angelú") e Antônio Rebello Junior ("Engole Garfo"); sendo estes três últimos considerados heróis de desporto brasileiro por terem completado a travessia Rio-Santos em 1932.



Guilherme Augusto Eirado da Silva, mais conhecido como Buck. Foi o maior técnico da história do remo do Flamengo, conquistou 30 títulos estaduais dos 48 do clube. Flamengo possui 10 Troféus Brasil, Buck comandou 9 deles. Lenda da história do Flamengo.


Assim como no futebol em 2019, no remo o flamengo também conquistou bastante títulos, foram 21 títulos (1 simbólico)

🏆 Brasileiro de Barcos Curtos

🏆 Troféu Brasil de Barcos Curtos

🏆 Estadual

🏆 1ª Reg. Estadual

🏆 2ª Reg. Estadual

🏆 3ª Reg. Estadual

🏆 4ª Reg. Estadual

🏆 5ª Reg. Estadual

🏆 53ª Reg. do Futuro

🏆 54ª Reg. do Futuro

🏆 Brasileiro de Barcos Longos

🏆 Brasileiro de Barcos Curtos

🏆 Troféu Brasil de Barcos Curtos

🏆 Estadual

🏆🏆🏆🏆🏆 5 Regatas do Estadual

🏆🏆 2 Regatas do Futuro



Acompanhe o consulado nas redes sociais:


Twitter: @Meninas_SRN


Instagram: Meninas_SRN

78 visualizações14 comentários

Posts recentes

Ver tudo

14 Comments


Larice Gomes
Larice Gomes
Sep 23, 2020

👏👏❤️🖤

Like

Clary Souza
Clary Souza
Sep 21, 2020

😍❤❤

Like

Priscilla Estrela
Priscilla Estrela
Sep 16, 2020

Maravilhosooooo ❤️🖤

Like

Arrasou mto

Like

Mariah Pimentel
Mariah Pimentel
Sep 16, 2020

Tudoooo 😍

Like
bottom of page