top of page
Foto do escritorVictoria Rodrigues 🌻

A história do voleibol brasileiro feminino e do Sesc Flamengo

VÔLEI NO BRASIL

Em 1915, o voleibol chegou no Brasil. E nesse ano aconteceu a primeira partida de vôlei na cidade de Recife, Pernambuco. No entanto, o esporte, somente começou a ganhar força em 1923 no Brasil. E assim, nesse mesmo ano, foi organizado o primeiro campeonato no Rio de Janeiro. A partir disso, o vôlei foi crescendo no pais e hoje é muito praticado. Depois do futebol, o vôlei atualmente é o esporte mais popular do Brasil.


Curiosidade: O vôlei foi trazido no Brasil só pra mulheres jogarem, porquê era um esporte "menos violento".



VÔLEI NO FLAMENGO


O Flamengo tem tradição no vôlei feminino, em 1938, foi um dos fundadores da Liga Metropolitana, e foi o ano que conquistou seu primeiro título com a equipe feminina de vôlei, nas décadas de 40, 50 e 60 conquistou vários títulos no esporte, e sendo chamada de "campeã dos campeões".


De 1948 até 1952, a equipe feminina de vôlei do flamengo foi a primeira a ganhar o pentacampeonato da taça Brasil (considerado campeonato Brasileiro na época). E nisso, o time do flamengo de voleibol feminino foi o primeiro a viajar para o exterior, e participou do campeonato no Peru nos anos de 1953 e de 1956, ganhando todas as partidas que disputou lá. Anos mais tarde, o flamengo disputou a Superliga A, até a temporada 2005/2006.


Após ficar 12 anos longe das quadras, em 2018, o flamengo reativou o time adulto feminino de vôlei, estreando no Campeonato Carioca e na Superliga C. Após ganhar a Superliga C, em 2019, se classificou para Superliga B, mas não ganhou e ficou como vice-campeão após ser derrotado pelo CC valinhos, mas alcançando a Superliga A 2019/20


Hoje o flamengo se junta com o SESC RJ para formar um só time para a próxima temporada do voleibol brasileiro. Com essa grande parceria, o time será comandando pelo técnico multicampeão de vôlei, bernardinho, vestindo a camisa do maior clube do país e da maior torcida do mundo.


A base do time foi mantida, com a permanência de jogadoras experientes, e seis jovens reforços foram anunciados: as opostas Lorenne e Sabrina, a levantadora Juma, a ponteira Ana Cristina e as meios de rede Valquíria e Lívia. O técnico diz que esta muito satisfeito com elenco e garante que o Sesc Flamengo irá incomodar muitos oponentes.


"Há muito profissionalismo nesse grupo e ele traz a ideia clara de muito trabalho e crescimento. Nossa intenção é dar sequência a um projeto que está sempre brigando pelas competições, que disputa títulos. Sabemos que não somos os favoritos, que têm outras equipes que, olhando de fora, do que tenho observado, parecem superiores. Mas nosso time vai competir, vai chegar, vai brigar e vai fazer ótima temporada”, -destaca Bernardinho


"O mais importante é que nos unimos com valores iguais, com a intenção de desenvolver gente, de crescer, de criar algo de longa duração e que tenha perspectiva maior. Poder, inclusive, estar suscitando nos jovens, do Rio e de fora, o desejo de vir e fazer parte de um projeto que tem um caminho para chegar lá. Poder alimentar o sonho dessa garotada é a nossa intenção”, -concluiu Bernardinho.


Jogadoras do elenco do Sesc Flamengo:


Levantadoras: Fabíola e Juma

Opostas: Lorenne e Sabrina

Ponteiras: Amanda, Drussyla, Ana Cristina, Gabi e Ariele

Centrais: Juciely, Milka, Valquíria e Lívia

Líbero: Natinha

Hoje estamos no novo tempo no vôlei, agora somos Sesc Rj flamengo, vamos dar o nosso melhor, apoiar e brigar por conquistas no voleibol brasileiro.


Acompanhe o consulado nas redes sociais:

Twitter: @Meninas_SRN

Instagram: @Meninas_SRN

49 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo

10 Comments


Mariah Pimentel
Mariah Pimentel
Oct 07, 2020

😍😍😍

Like

Camila  Oliveira
Camila Oliveira
Oct 07, 2020

Parabéns!!!!!

Like

Natasha Dos Santos
Natasha Dos Santos
Oct 06, 2020

Prefeito 😍😍

Like

😍😍😍😍

Like

Priscilla Estrela
Priscilla Estrela
Oct 06, 2020

Arrasooou 😍❤️🖤

Like
bottom of page