Olá nação RN,
Você conhece a história dos mascotes do Flamengo? Então se liga na nossa coluna que vamos contar um pouquinho pra vocês.
O primeiro mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye, devido a grande tradição do clube em esportes como o Remo, a ideia foi dada pelo chargista argentino Lorenzo Mollas, porém o tal mascote nunca foi popular entre a torcida.
Na década de 60, as torcidas rivais começaram a chamar os torcedores do Flamengo de "urubus" durante a partida, de maneira racista para atingir a grande parte dos torcedores negros e pobres. O apelido ofensivo não foi bem recebido pela torcida até que no dia 31 de Maio de 1969, quatro jovens amigos, Luiz Octávio Vaz, Romilson Meirelles, Victor Ellery e Erick Soledade, fanáticos pelo Flamengo, resolveram levar o urubu para um jogo entre o Flamengo e Botafogo no Maracanã.
Com o objetivo era calar as torcidas adversárias, que ironizavam o fato da torcida do Flamengo ter muitos negros os torcedores escolheram um jogo contra o Botafogo (que era o maior rival do Flamengo na época), e na arquibancada, enquanto os torcedores do Botafogo gritavam que o Flamengo era time de "urubu" os quatro amigos rubro negros soltaram o urubu na arquibancada com uma bandeira presa nos pés pouco antes do jogo iniciar, a torcida então fez a festa, vibrando e gritando: "é urubu, é urubu".
O Flamengo venceu o jogo por 2 a 1 e, a partir daí, o novo mascote consagrou-se, tomando o lugar do Marinheiro Popeye, permanecendo assim até os dias de hoje. Em 2000, o macoste ganhou um desenho oficial é um nome: “Samuca” porém o nome não se popularizou entre a torcida que o continua chamando com muito orgulho de “Urubu”.
Acompanhe o consulado nas redes sociais:
Twitter: @Meninas_SRN
Instagram: @Meninas_SRN
Sou completamente apaixonada ❤😍😍😍
É urubu! ❤
Maravilhosoooo ❤️🖤
Perfeito Dms!!!! ❤️🖤
Que perfeito isso. Vocês são foda! ❤️🖤